Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de chuvas intensas para cerca de 90 cidades baianas. As fortes chuvas que atingem a capital baiana desde a noite de sábado (23) provocaram, até as 11h deste domingo, desabamentos de muros, quedas de árvore e pontos de alagamento. As informações são da Defesa Civil (Codesal) de Salvador e foram divulgadas na manhã deste domingo (24).
O órgão registrou 16 ocorrências:
4 ameaças de desabamento nas regiões da Cidade Baixa, Barra, Cajazeiras;
2 desabamentos de muros em Cajazeiras e na Barra;
2 árvores caídas no bairro de Pau da Lima e outra ameaçada de queda em Itapuã;
1 imóvel alagado no bairro da Liberdade e 1 infiltração na Pituba;
2 deslizamentos de terra na Liberdade e outro na região do Subúrbio;
2 destelhamentos na Liberdade.
Os bairros que tiveram maior acumulado de chuvas entre a noite de sábado e o início da manhã deste domingo são:
Valéria (61 mm);
Fazenda Coutos (59,6 mm);
Periperi (56,6 mm);
Palestina (55,2 mm);
Nova Constituinte (49 mm);
Itapuã (46,2 mm);
Paripe (44,2 mm);
Nordeste de Amaralina (43 mm);
Águas Claras (39 mm).
Em relação ao acumulado mês de novembro, o bairro de Plataforma lidera o ranking com 164 mm. Na sequência aparecem Valéria (154,3mm); San Martin (153 mm); Pirajá (150 mm); Palestina (149,2 mm); Retiro (148,4 mm); Uruguai (147 mm); São Gonçalo (146,8 mm) e Águas Claras (145,6 mm).
A previsão é que o tempo chuvoso permaneça ao longo do dia, com possibilidade de trovoadas. O temporal já era esperado para a capital baiana, pois a cidade está na lista das 90 cidades baianas com grandes chances de chuvas intensas até a próxima quarta-feira (27), por causa da passagem de um ciclone tropical.
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece com o plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Redemoinho assusta moradores de cidade no norte da Bahia
Condições meteorológicas impedem avião de pousar no aeroporto de Salvador
Interior
Temporal alaga ruas no sudoeste da Bahia
O temporal que atingiu Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, no sudoeste do estado, provocou enxurradas e alagamentos no sábado (23). O município integra a lista de locais previstos para serem atingidos pelo ciclone, como o centro de baixa pressão é conhecido.
Imagens feitas em ruas do município mostram carros parcialmente cobertos pela água em um estacionamento.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o volume pluviométrico chegou a 50 milímetros em 24 horas. O bairro onde mais choveu foi o Recreio, na região do centro. Apesar disso, não houve A prefeitura tem monitorado as áreas de risco.
Outras cidades no sudoeste registraram alagamentos. Alguns exemplos são Itambé, onde choveu aproximadamente 55 milímetros, e Guanambi, que acumulou 70 milímetros de água nas últimas 24 horas.
Carros foram parcialmente cobertos por chuva em Vitória da Conquista
Reprodução/TV Bahia
O tempo também "fechou" na região sul, porém, com menor impacto até o sábado. A cidade com mais registros de alagamentos foi Itabela, onde houve pontos de alagamentos. A Defesa Civil local, no entanto, disse que não houve danos para as residências.
A expectativa é de que o sul baiano seja atingido com maior volume de chuva neste domingo (24). A região está sob alerta laranja até a próxima terça-feira (26).
Cidades baianas estão em alerta para chuvas intensas
Ciclone na Bahia
A previsão geral aponta risco de chuvas intensas para mais de 90 cidades baianas durante esse final de semana. De acordo com o meteorologista Giuliano Carlos, da Defesa Civil de Salvador(Codesal), o tempo chuvoso e a ventania são consequência de um centro de baixa pressão, conhecido popularmente como ciclone.
🌀 O ciclone vai se formar no oceano, próximo à Bahia. Nesses eventos climáticos, o vento se move no sentido horário, aumentando os ventos e as chuvas na região.
De acordo com o Inmet, os ventos podem chegar a 100 km/h no sul da Bahia, Vale do São Francisco e oeste do estado. Nesses locais, o acumulado de chuva também poderá atingir 100 mm/dia.
Ainda segundo o meteorologista Giuliano Carlos, a capital baiana e a região metropolitana também serão afetadas pelas chuvas, que devem começar ainda neste sábado (23) de forma menos intensa.
No domingo (24) e na segunda-feira (25), a previsão é de tempo nublado na maior parte da Bahia, com chuvas moderadas ou fortes.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻