Falta de energia entre Cravinhos e Serra Azul causa prejuízo a comércio e moradores: 'R$ 20 mil no fim de semana'
29/12/2025
(Foto: Reprodução) Moradores de área rural próximo a Cravinhos, SP, enfrentam falta de energia elétrica
Proprietários de ranchos localizados em uma área rural entre Cravinhos (SP) e Serra Azul (SP) enfrentam quedas frequentes no fornecimento de energia elétrica.
O problema no local persiste há mais de um ano e tem provocado prejuízos aos moradores, como a perda de eletrodomésticos, alimentos e até medicamentos que dependem de refrigeração.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A empresária Tânia Kobaiashi relata que, devido às interrupções repentinas no fornecimento, teve um prejuízo de cerca de R$ 20 mil em apenas um fim de semana no pesqueiro que administra na região.
"Faltou energia e sobrou problema. Eu perdi mercadoria, eu tive freezer que queimou, eu não consegui passar cartão, eu não consegui usar uma fritadeira. A cerveja ficou quente, então eu tive um dia de faturamento perdido", afirma.
Além do estabelecimento de Tânia, aproximadamente 150 propriedades são impactadas pelo problema. Moradores e comerciantes apontam a falta de manutenção na rede elétrica como a principal causa das interrupções.
Postes tem queda de energia constante na zona rural de Cravinhos
Reprodução: EPTV
A dona de casa Cirlene Francisco também enfrenta dificuldades. Ela conta que já perdeu duas geladeiras e frascos de insulina, medicamento que precisa ser mantido refrigerado.
"Comprei [a geladeira] foi coisa de um ano, um ano e pouco, já estou sem geladeira de novo. Se você passar mal aqui, você morre, porque não tem nem internet para você se comunicar. Eu ainda tenho a vizinha aqui, qualquer coisa eu grito ela, sabe? Mas é difícil".
Medicamentos se perderam após quedas constantes de energia
Reprodução: EPTV
Reclamações na concessionária
A concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região é a CPFL. Segundo os moradores, diversas reclamações já foram registradas de forma conjunta, mas o problema continua sem solução definitiva.
"Eles já deram todo tipo de resposta, que tentaram vir e os proprietários não deixaram entrar pra fazer manutenção, que não é verdade. Num outro momento eles disseram que é porque estavam fazendo troca na rede de manutenção de um lado para o outro, também não é verdade. A verdade é que do nada e de repente a gente fica sem energia", relata o comerciante Fernando Pimentel Bernardes.
Em nota, a CPFL disse que esteve no local e que o fornecimento de energia foi restabelecido. No entanto, moradores relataram nesta segunda-feira que voltaram a ficar sem energia no último sábado (27).
Em novo contato, a CPFL informou que uma equipe vai ser enviada para verificar a rede no local.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região