Trator cai em buraco de rua alagada enquanto morador mede nível da água com trena, na zona Oeste de Boa Vista
22/07/2025
(Foto: Reprodução) Moradores reclamam de rua constantemente alagada no Senador Hélio Campos, em Boa Vista
Um trator caiu em um buraco encoberto pela água quando tentava atravessar um trecho alagado da Rua HC-14, no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste de Boa Vista, nesta terça-feira (22). A situação acontecia enquanto um morador media o nível da água com uma trena durante uma entrevista ao vivo para a Rede Amazônica.
O nível do alagamento chegou a 40 centímetros e alcançou quase o joelho do autônomo Eduardo Silva, de 35 anos, enquanto ele media a água. (Veja no vídeo acima).
📲 Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras informa que a rua HC-14, é asfaltada e possui rede de drenagem. Informou ainda que está trabalhando na elaboração de um projeto de grande porte para solucionar os alagamentos no bairro.
Por estar localizada numa região baixa do bairro Senador Hélio Campos, com inúmeras lagoas naturais ao redor, que enchem com as chuvas desse período, o escoamento das águas acaba sendo prejudicado, tanto pela rede de drenagem quanto pelos canais naturais.
Já a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima esclarece que o alagamento registrado na rua HC-14, no bairro Senador Hélio Campos, foi ocasionado pela ausência de drenagem na via – estrutura que não integra os serviços realizados pela Caer.
A companhia informou ainda que, no local, foi executada uma obra de responsabilidade da companhia, e que a empresa contratada já foi notificada para cumprir o cronograma de recomposição asfáltica com a maior brevidade possível.
A situação do trecho mobilizou moradores, que acionaram a equipe de reportagem do quadro Fala Comunidade. O ponto mais crítico fica cerca de 300 a 400 metros depois da Escola Municipal Luiz Canará. Até a escola, a drenagem funciona. Dali em diante, a água acumula, escondendo buracos que geram prejuízo para quem passa.
“É um trecho de aproximadamente 400 metros com buracos de até 40 centímetros de profundidade. Quando os carros passam rápido, a água invade as calçadas. As crianças não têm como ir para a escola e os pais sofrem para ir trabalhar”, relatou Eduardo, morador da via que mediu o nível da água com uma trena.
Trator cai em buraco enquanto morador media nível de alagamento em Boa Vista
Josivan Antelo/Rede Amazônica
Moradores relatam que placas de veículos se desprendem, motociclistas caem e peças de carros chegam a ser arrancadas ao tentar cruzar o trecho alagado. O trator que passou durante a transmissão ficou preso por alguns instantes ao afundar na parte mais profunda.
A moradora Nilce Matos, que vive na rua há quatro anos, diz que a cena se repete a cada período chuvoso.
“Toda vez no inverno é assim. Já vi gente cair de moto. Hoje mesmo teve acidente. As placas ficam aí na água”, contou.
Água invade casas
Rua alagada em no bairro Senaor Hélio Campos, zona Oeste de Boa Vista
Josivan Antelo/Rede Amazônica
Além do risco no trânsito, a água avança para dentro de casas e até comércios. Marcelino Ribeiro, que mantém uma oficina na via, afirma que o movimento cai sempre que chove.
“Ninguém consegue chegar. A rua vira um rio", disse.
Moradores também reclamam que, misturada à água da chuva, há sujeira e esgoto a céu aberto, aumentando o desconforto e o risco sanitário.
A situação da rua, de acordo com os moradores, se arrasta há pelo menos 5 anos. Alguns moradores atribuem o agravamento à passagem de tubulações no trecho, mas destacam que o problema principal é a falta de drenagem adequada após a escola.
Comerciante improvisa barreira para água não entrar em comércio na zona Oeste de Boa Vista
Josivan Antelo/Rede Amazônica
A comerciante Wendy Rios, de 45 anos, improvisou uma barreira para impedir que a água entrasse na loja e mostrou o quintal tomado pelo alagamento.
“Meu quintal está cheio. O cheiro é forte e o cliente não consegue chegar na porta. Enquanto não arrumarem aqui, as crianças não vão conseguir chegar. Ontem quase caí nesse buracão", relatou.
Todo o estado e Roraima está sob alerta amarelo de chuvas intensas e ventos fortes. O aviso é válido até quarta-feira (23).
🟡 O alerta aponta a previsão de "perigo potencial". Ele prevê um volume de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.
⛈️ Nesta classificação, existe um risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.